O são-joseense parece estar saturado da pandemia, mas o vírus na cidade ainda é mortal


Houve queda na curva de óbitos no município, como no Estado e Brasil em geral, mas índices de contaminação e internamentos continuam altos

Blog Single Dados oficiais mês passado chegaram a mostrar sete mortes no mesmo dia, número agora de uma semana, mas cuidados precisam continuar
No sábado de noite, um bar próximo à pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena estava com o estacionamento lotado e dezenas de mesas ocupadas em meio à banda show como se a pandemia do coronavírus no município, que já causou a morte de 4% das vítimas no Paraná, tivesse passado. Seguindo os índices da média móvel no país, São José dos Pinhais teve diminuição de óbitos, mas os números de contaminação e internamentos nas UTIs se mantiveram em alta. A Secretaria Municipal da Saúde chegou a anunciar sete mortes no mesmo dia, número que, na semana de 15 a 22 de setembro, represento uma semana de ocorrência, média de uma morte por dia.

De acordo com o Decreto Municipal 3923, as aglomerações continuam proibidas pela Prefeitura Municipal. Segundo a secretária municipal da Saúde, Débora Chemin, o cenário desde março, além de mais de 100 mortes, somou 4.093 positivados e, destes, 2.886 recuperados, motivo de ânimo frente às vítimas fatais, porém, a vírus gera complicações na recuperação. “Com a reabertura do comércio as pessoas relaxaram e não temos medicamento comprovado ou vacina. Muitos vão entrar na fase crítica da doença e se internar. Não é pegar o vírus e se curar e voltar à vida normal”, enfatiza Débora Chemin.

O mapa coronavírus denominado Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais, até ontem (23), mostrava 159 óbitos, 27 internados em hospitais, 1.011 infectados em isolamento domiciliar, 2.911 pacientes recuperados. Entre os 4.108 casos confirmados, média de 41 anos de idade. O mapa também trata de 1.583 casos em investigação e 5.926 testes negativos. São José dos Pinhais teve a primeira confirmação de infectado por coronavírus dia 30 de março e a primeira morte em 29 de abril.

Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: