Em 48h, casos positivos de coronavírus em São José dos Pinhais quase dobram


Empresa terceirizada da Copel, com obra na Contenda, tem 71 contaminados entre 240 colaboradores

Blog Single Boletim diário é disponível no Facebook da Prefeitura
O relatório diário da Prefeitura de São José dos Pinhais na última sexta (29) contabilizava 129 infectados pelo coronavírus. Somente 48h depois, o boletim de ontem (31) mostrava 208 confirmados. O número de óbitos, 04, se manteve o mesmo. De acordo com a Prefeitura, o crescimento em casos positivos se deve principalmente a uma empresa terceirizada da Copel, a I.G. Transmissão e Distribuição de Energia, responsável por uma grande obra no Bairro Contenda. Entre mais de 200 funcionários testados, 71 estão com a covid-19. O pátio de serviços foi interditado. Os infectados e demais colaboradores serão acompanhados pela Vigilância Sanitária incluindo os familiares.

“Eles relataram morar no alojamento da empresa, que conta com cerca de 115 funcionários que dividem as dependências. Realizamos testes em todos e também em alguns que prestam serviço mas não moram no local, sendo realizados cerca de 140 testes”, contou a secretária de Saúde, Débora Chemin, que acrescentou que o protocolo de isolamento por 14 dias também abrange quem não testou positivo.


Dados até esta segunda (01) em SJP
O mapa coronavírus denominado Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais, até a manhã de hoje, mostra 208 casos confirmados, 84 mulheres e 124 homens, média de 39 anos de idade, com 06 pessoas internadas, 86 em isolamento domiciliar e 112 recuperados. O mapa também trata de 42 casos em investigação e 394 testes negativos. São José dos Pinhais teve a primeira confirmação de infectado por coronavírus dia 30 de março e o primeiro óbito em 29 de abril.

Confira o Mapa Covid-19 SJP

Retorno da I.G.
Por e-mail ao PautaSJP.com, a empresa enviou a seguinte nota:
“A I.G. Transmissão e Distribuição de Energia S.A. (I.G.-TD) vem esclarecer ao público e à toda população de São José dos Pinhais/PR que a empresa tem adotado as recomendações e protocolos publicados pelas autoridades governamentais, em especial pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de mitigar os riscos de contágio e disseminação do Novo Coronavírus (COVID-19). O termo de interdição lavrado pelo município de São José dos Pinhais/PR considerou a realização de exames sorológicos do tipo “testes rápidos”, os quais precisam ser validados, pois cientificamente apresentam sensibilidade que varia de 20% a 87%.
De todo o modo, a empresa tomou as medidas para isolar os seus colaboradores, os quais também foram submetidos a exames moleculares do tipo RT-PCR, cujo método reconhecidamente apresenta maior assertividade no diagnóstico do COVID-19. Até que os resultados destes novos testes sejam disponibilizados, a empresa cumprirá a quarentena determinada pela autoridade pública e não poupará esforços para continuar cumprindo com os protocolos de saúde e segurança para a preservação de seus colaboradores e da comunidade em geral. Por fim, a I.G.-TD destaca que a saúde e a segurança dos colaboradores da empresa, assim como o respeito e a convivência harmônica com toda a comunidade na qual a empresa interage são valores inegociáveis e sobre os quais a empresa está firmemente comprometida”.


PautaSJP.com e informações Pref. SJP

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: