Comerciantes são-joseenses relatam como está a manhã do dia 01 no fechamento


Idosos saem com máscaras para buscarem atendimento em farmácias

Blog Single Aparecida Machado diz que sempre usa a máscara e sai pouco de casa
A partir de hoje (23), o comércio de São José dos Pinhais tem que ficar fechado por causa de Estado de Emergência. Devido ao Covid-19, apenas varejo e serviços de primeira necessidade, agricultura e indústria poderão funcionar, conforme atualização do decreto estadual n° 4.318/20, via o governador Ratinho Junior, lançado sábado (21). A Prefeitura de São José dos Pinhais comunicou ainda ontem (22) a vinculação da medida estadual às medidas municipais. Segundo Procuradoria da Prefeitura, a Guarda Municipal estará de manhã nas ruas para pedir aos comerciantes que mantenham as portas abaixadas.

O lojista Mario Sergio de Lara, que não subiu as portas, é dono de uma loja de artigos esportivos quase na esquina da Rua XV de Novembro, e tem medo de não poder reabrir o estabelecimento frente as contas. “O comércio fechado é caixa vazio, mas com salário de empregados e demais custos surgindo toda hora. Acho que deveria ser horário restrito e não totalmente”, diz Mario Sergio de Lara.

Paulo Diniz é proprietário de uma barbearia que ainda vai ser inaugurada na Rua XV, e reforça o receio financeiro. “Nós nem abrimos ainda. Será que teremos um certo apoio do Poder Público nas contas?”, questiona Paulo Diniz

Uma loja de artigos de pesca e camping na avenida Rui Barbosa, centro do município, abriu mas Eduardo Melo dos Reis considera fechar. “Até o momento não recebemos nenhuma orientação, mas se tivermos que encerrar é algo que faremos. Espero que os bancos públicos possam socorrer os comerciantes”, projeta Eduardo dos Reis.


Idosos saem às ruas com máscaras para buscarem atendimento em farmácias
A reportagem do PautaSJP.com viu hoje alguns idosos com máscaras no centro de São José dos Pinhais. A moradora do bairro Jardim Cruzeiro, Aparecida Machado, 72 anos, foi deixada em uma farmácia da Rua XV para comprar medicamentos. “O meu filho me trouxe e voltará para me buscar. Estou fazendo o que pediram, de usar a máscara. Saio agora muito pouco, mas sempre com a máscara”, fala Aparecida Machado.

Matéria anterior Covid-19 (coronavírus) PautaSJP.com"
Saiba via o PautaSJP.com o que pode e não pode estar aberto, mais a atualização quanto ao quadro de infectados em São José e Paraná. A diferenças: Situação de Emergência – Estado de Emergência – Calamidade Pública. Telefone de contato com o Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde.

PautaSJP.com

Compartilhe esta notícia no Facebook: