Depois de cinco anos, ciclista carioca está novamente em SJP


Silvio Almeida, aos 63, tem o recorde brasileiro de 30 mil kms percorridos no Brasil, América do Sul e Europa por alguém com mais de 60 de idade

Blog Single Silvio Almeida ontem (14) com o fotógrafo Elisson Miranda no centro de SJP
A aposentadoria foi a inspiração para o profissional de Tecnologia da Informação iniciar em 2014 um passeio de bicicleta sem data para acabar. Naquele ano, eram os primeiros 800 km de distância de mais de 30 mil percorridos de bicicleta até 2018, em busca de uma viagem colaborativa, de forma que estabelecimentos de hospedagem e comida permutam a divulgação que ele faz nos canais próprios a outros ciclistas viajantes. O carioca Silvio Almeida saiu do Rio de Janeiro mais uma vez e está em São José dos Pinhais, e com apoio da Eco Guaricana, marca de Eco Turismo e Educação Ambiental. Silvio está em processo de homologação no Guinness World Records Brasil pelo recorde nacional de 30 mil kms pedalados por alguém com mais de 60 anos.

“Passaram cinco anos e ainda acho isso incrível. Pedalei por diferentes países e a receptividade, seja no primeiro mundo, ou no nosso País, é sempre uma troca muito saudável, devido a uma grande diversidade de locais que eu percorro, de postos de gasolina a bicicletarias e as residências que me recebem e onde eu revejo e faço os novos amigos”, conta Silvio Almeida. Como em 2014, o ciclista está no bairro Afonso Pena na casa do web designer Marcos Roberto Fernandes.

Nesta semana, o “pedalista” deu entrevista no centro da cidade, sendo na loja e mecânica Bike Brasil e no Sabor Sublime, restaurante de gastronomia argentina. Aliás, o retorno de Silvio à Argentina será mais demorado, porque tem a ver com o deslocamento, com a namorada, Priscila Rondon, que está em Joinville, até o Ushuaia, extremo Sul do Continente.

“Serão quase dois anos com a Pri na Patagônia, descendo e depois subindo ao Peru. Acredito que ao final de 2021 passaremos por São José dos Pinhais novamente”, projeta.

“Parabéns ao Silvio por esta coragem, garra e interesse de conhecer uma localidade belíssima que eu já fiz algumas vezes de carro, mas, de bike não mesmo”, brinca Daniel Calles, proprietário do Sabor Sublime.


Cultura sábado (17) e em 2021
A companheira de Silvio Almeida, Priscila Rondon, é fotógrafa. O registro de cerca de 20 mil kms da viagem de ida e volta pela Patagônia, entre 2019 e 2021, pode se tornar uma exposição fotográfica tendo o pedal como tema. Contatos para uma exposição daqui a dois anos começaram. Silvio fará um bate papo com alunos e clientes da Galeria Porfólio, no café da escola de fotografia, sábado (17) às 18h, na sede da Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, em Curitiba. A explanação vai tratar do projeto intitulado O Mundo Como Teto Dos 50 Prá Lá – Ciclo Expedição PriRondon.


Outros ciclistas internacionais
Aos poucos, São José dos Pinhais tem cada vez mais a presença de ciclistas internacionais. Em 2016, dois primos, André Gonçalves, biólogo, e Thiago Gonçalves, educador físico, passaram por São José dos Pinhais sentido Argentina, vindos de Brasília, para depois retornarem à região Sul do Brasil em direção ao Alaska, somando quase 15 mil quilômetros rodados.

No ano de 2014, o casal Gueye Dramé (francês) e Emilie Hubin (belga) esteve no município antes de irem para São Paulo e o fim do passeio, de três anos, até o Rio de Janeiro. A pedalada começou na França em 2012, depois foram ao México, toda a América Central e desceram pelo Chile até o Sul do Brasil.

Acompanhe Silvio Almeida no Face
https://www.facebook.com/search/top/?q=silvio%20almeida&epa=SEARCH_BOX

PautaSJP.com


Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: