1ª Caminhada da Natureza de São José dos Pinhais na Faxina foi grande sucesso


18 de agosto será na Colônia Marcelino e 22 de setembro na Campina do Taquaral

Blog Single Mais de 2 mil pessoas estiveram na caminhada ontem (14)
A programação anual das Caminhadas Internacionais da Natureza de São José dos Pinhais teve uma etapa inédita na Faxina, localidade rural próxima da Indústria Volkswagen. Milhares de caminhantes participaram dos 12 km, em trajeto com cerca de 50% dentro de chácaras e fazendas da região do Circuito Rural Taquaral, na parceria realizada ontem (14) de manhã com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

João e Silvia Tiborski moram em Fazenda Rio Grande e começaram a caminhar há cerca de um ano. “Eu gosto de correr e meu marido de caminhar. Nestes eventos a gente participa junto”, comentou Silvia Tiborski, durante breve parada aos 10 km para conferir as plantas da Orquídeas Florana.

O orquidário na Rua João Kusma era um dos pontos de carimbo no mapa do roteiro e de apoio com banheiros e água, além do contato comercial com os participantes. “Estamos aqui com toda a família para receber os visitantes. Em acordo com os organizadores da caminhada, estruturamos o caminho por dentro da nossa propriedade”, falou Bruna Lubas, acompanhada do irmão Gabriel Lubas.

Goreti Ivankio Salvador é filiada da Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo do Taquaral e Região (Acamp) e foi a responsável pela organização local. “Na reunião que fizemos depois, tanto da parte dos participantes, como dos expositores e proprietários, o retorno foi muito positivo nesta primeira edição da caminhada na Faxina”, destacou Goreti Salvador, da Quinta do Sabor, marca que cultiva, produz e distribui morangos in natura.

Nas caminhadas a participação é gratuita e custo social de entrega de alimentos não perecíveis (01 kg por pessoa ou 01 litro de leite) doados à instituições municipais. Os próximos eventos também acontecem em colônias que fazem parte do Circuito Rural Taquaral, sendo 18 de agosto na Colônia Marcelino e 22 de setembro na Campina do Taquaral. Em 2018, as caminhadas reuniram mais de 15 mil participantes que puderam conhecer e adquirir mercadorias coloniais direto dos produtores.


Feira da Colônia
Nos próximos meses, a Feira da Colônia da Acamp acontecerá integrada às Caminhadas da Natureza, com produtos naturais e também artesanais, sendo bordados, bolos, bombons, bolachas, cucas, pães caseiros, cosméticos, salgados, tortas, geleias, temperos/condimentos, verduras, legumes, flores, suculentas, terrários, morangos e outros produtos.


Confira mais fotos da Caminhada da Faxina no Facebook da Eco Guaricana
https://www.facebook.com/ecoguaricana/media_set?set=a.2804888092915247&type=3


Circuito Rural Taquaral
A Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo do Taquaral e Região (Acamp) reúne, em cerca de 25 km de distância, dezenas de empreendedores, entre segmentos de produção de uva, champignon e morango, artesanato, floricultura, gastronomia, pesqueiros, locação de campos de futebol e chácara para eventos. São diversas atividades turísticas que formam o Circuito Rural Taquaral nas Colônias Zacarias, Marcelino, Campina do Taquaral, Campo Largo da Roseira, Cotia, Cachoeira, Campestre da Faxina e Faxina. Regularmente, acontecem várias ações culturais como o Jantar Ítalo-Polonês, as festas de igrejas, eventos campeiros, as caminhadas na Natureza do Taquaral, Faxina e do Marcelino. Conta com dois grupos folclóricos, Os Campeiros do Taquaral (dança folclórica gaúcha) e o Grupo Soloveiko (Dança e cultura Ucraniana). Contato Facebook Circuito Rural Taquaral - ACAMP

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: