Pinhais, Piraquara e Quatro Barras apresentam rota de cicloturismo


Com implantação da Rota Leste, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Fazenda Rio Grande, Araucária, Lapa, Campo Largo, Campo Grande, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul e Colombo poderão organizar as rotas Sul, Oeste e Norte.

Blog Single Em 2014, mais de 600 ciclistas participaram de pedal em Piraquara
Acordar em uma cidade, pedalar até um município vizinho para almoçar e depois jantar e dormir em outra cidade. Esta é a dinâmica do chamado Vale Europeu em Santa Catarina como a principal opção de cicloturismo no Sul do País. Com base nos roteiros catarinenses, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras lançam a Ciclo Rota Nascentes do Iguaçu, trajeto de 42,1 km mapeado e com placas indicativas que pode chegar a 259 km de extensão, passando pelos três municípios, dividida em 14 rotas temáticas menores.

O deslocamento por estas cidades forma o que seria o primeiro trecho em 360 graus a partir da capital Curitiba, a Rota Leste. Caso São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Fazenda Rio Grande, Araucária, Lapa, Campo Largo, Campo Grande, Almirante Tamandaré, Colombo e Campina Grande do Sul organizem as rotas Sul, Oeste e Norte, os ciclistas, a partir do asfalto curitibano, terão milhares de kms de estradas de terra na região metropolitana.

Na Ciclo Rota Nascentes do Iguaçu os visitantes poderão escolher entre a Rota Cervejeira, a Rota das Montanhas, a Rota do Parque das Águas, e demais rotas, além de se aquecer para um roteiro complementar em direção ao Litoral pela Estrada da Graciosa.

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos, elogiou a iniciativa e destacou a vontade de que este trajeto seja referência para outros na Região Metropolitana de Curitiba. “O cicloturismo já é uma realidade e alternativa para diversos municípios. Temos que incentivar cada vez mais este tipo de atividade, principalmente, quando vemos um trabalho tão bem realizado como este”, destacou Gilson Santos.

Segundo o secretário de governo de Quatro Barras, Marco Burk, o roteiro não é apenas para os ciclistas. “São diversas opções de passeios, com características naturais, religiosas, históricas, gastronômicas, enfim, para todos os gostos.”

Também estiveram presentes na reunião de pré-lançamento, o diretor de Comunicação de Pinhais, Márcio Mainardes, o diretor de eventos e turismo de Pinhais, Wilton Neto, a diretora de Turismo de Piraquara, Mariana Gregório, e o secretário de Desenvolvimento de Piraquara, Jean Carlos.


Pontos sinalizados que ampliam os trajetos
Em Pinhais, os trechos são divididos em quatro: Cervejeira (9,9 km), Caminho das Águas (15,6 km), Ecológica (7,3 km) e Curitiba-Parque das Águas (5,9 km). Em Piraquara, são cinco: Parque das Águas Piraquara (18 km), Mananciais da Serra (20 km), Túnel da Roça Nova (26,4 km), Colonização Trentina (14,2 km) e Morro do Canal/Aldeia (8,6 km). Em Quatro Barras: Montanhas (12,km), Caminho do Itupava (9,3 km), Graciosa Mata Atlântica (24,3 km) e Circular Quatro Barras (19,3 km).


Lançamento oficial
O lançamento oficial da Ciclo Rota Nascente do Iguaçu é dia 18 de agosto (domingo), com uma pedalada inaugural que contará com eventos especiais em cada uma das cidades participantes. Em Pinhais, a concentração começará às 8h30 no Parque das Águas, com saída às 9h. Os cicloturistas seguirão para Piraquara onde o evento de inauguração será às 10h30. Em Quatro Barras, 11h30.

PautaSJP.com e informações da Comec




Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: