Acamp participa de reunião sobre o turismo metropolitano


Comec debate formas de apoio ao ciclo turismo e caminhadas na Natureza

Blog Single Ao centro, Gilson Santos, e à direita, José Zanchetta e Clodoaldo Pellanda
A Acamp, Associação dos Moradores, Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores do Turismo da Campina do Taquaral e Região, por meio do presidente da entidade, José Augusto Zanchetta, participou, recentemente, de reunião com o presidente da Comec, Gilson Santos, para debater formas de incentivo ao Turismo Rural na Região Metropolitana de Curitiba. A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) é órgão do governo do Estado com status de secretaria.

Uma das propostas levantadas, foi a de fomentar o Ciclo Turismo e o Turismo de Caminhada na região, dois segmentos que vem crescendo e não exigem grandes investimentos e são modalidades de turismo sustentável. As atividades geram renda aos comerciantes e preservam as características locais da região.

A Caminhada Internacional na Natureza, por exemplo, evento realizado pelo grupo Anda Brasil, organiza diversas caminhadas em cidades da Região Metropolitana. São José dos Pinhais conquistou o título de recordista nacional de Turismo de Caminhada, em um único evento, com 7 mil participantes; e Mandirituba o segundo lugar, com mais de 4 mil participantes.

Segundo o presidente Gilson Santos, a ideia é incentivar ainda mais este tipo de encontro, fortalecendo os locais onde eles já ocorrem e levando a modalidade para novos municípios. “Algumas cidades possuem calendário anual de caminhadas. As práticas funcionam e trazem enormes benefícios para os locais onde elas ocorrem, como o circuito de ciclo turismo do Vale Europeu, em Santa Catarina”, destacou Gilson Santos.

Para o presidente da Acamp, José Zanchetta, a iniciativa tem papel importantíssimo na preservação da identidade local e a diminuição do loteamento irregular. “Evita o que temos observado nos últimos anos, pois o turismo gera renda e segura a venda de pequenos lotes, sejam legalizados ou não”, observa José Zanchetta.


Circuito Rural Taquaral
A Acamp reúne, em cerca de 25 km de distância, dezenas de empreendedores, entre segmentos de produção de uva, champignon e morango, artesanato, floricultura, gastronomia, pesqueiros, locação de campos de futebol e chácara para eventos. São diversas atividades turísticas que formam o Circuito Rural Taquaral nas Colônias Zacarias, Marcelino, Campina do Taquaral, Campo Largo da Roseira, Cotia, Cachoeira, Campestre da Faxina e Faxina. Regularmente, acontecem várias ações culturais como o Jantar Ítalo-Polonês, as caminhadas na Natureza do Taquaral e do Marcelino, apresentações campeiras de dança e também as tradicionais festas de igreja em toda região.

PautaSJP.com e informações da Comec

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: