Akihito abdica hoje (30) do trono. Sabia que ele já esteve em SJP?


Em 1997, acompanhado da imperatriz Michiko, imperador japonês visitou a Família Atsumi

Blog Single Visita na residência e chácara da Família Atsumi foi um evento extremamente reservado (Foto Pref: SJP)
Dia 07 de junho de 1997, aconteceu a visita histórica do imperador Akihito em São José dos Pinhais, na residência da Família Atsumi, no bairro Afonso Pena. O evento, regado a chá, com número reduzido de participantes e sem a imprensa, fez parte das comemorações, no ano seguinte, das celebrações dos 90 anos da imigração.

Em 2015, durante a exposição sobre o Aikido Keiko, no Shopping São José, com temas da tradicional arte marcial e o Japão, Yoshio Atsumi comentou o encontro. “Quando recebemos a Família Imperial foi um dia inesquecível”, lembrou Yoshio Atsumi, que foi o responsável na época por acompanhar o casal imperial e explicar o plantio de alfaces na lavoura. Com os pais e irmãos, Yoshio veio do Japão em 1959.

“Fomos nos acostumando com este fato pois entramos para a história. Os representantes do Consulado do Japão falaram que a escolha da família que receberia o imperador tinha sido bem criteriosa. Se meus familiares foram escolhidos neste caso inédito no Brasil, temos que nos orgulhar”, disse Marcelo Atsumi, que, ao lado de irmão e primos, representa a terceira geração em São José dos Pinhais.

A formalização da visita começou na intermediação do vereador de Curitiba na época, Rui Hara. Nas três vezes que veio ao Brasil, foi o único momento em que o imperador esteve em uma casa de uma família nipo-brasileira.


Abdicação em favor do filho hoje
O Japão, que tem a monarquia mais longa do mundo, segundo registros oficiais, há 2,6 mil ano, chega à primeira abdicação em 202 anos. Akihito, com 85 anos, dá lugar ao filho Nahurito, 59 anos.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: