Concurso Apave de Fotografia chega à 6ª edição


Retratos da Natureza Brasileira apresenta fotos de flora e fauna e tem participação gratuita

Blog Single O Serelepe e a Mimosa, foto de Elizabeth Richert, em Curitiba, uma das imagens concorrentes neste ano
Praças públicas, reservas particulares, sítios, chácaras, fazendas, quintais de casas ou condomínios, na rua, o 6º Concurso Apave – Retratos da Natureza Brasileira é plural, gratuito e cheio de prêmios bacanas para os ganhadores em quatro categorias. Como em outras edições, ao final do ano, tem a revelação e encontro dos participantes e vencedores, escolhidos por meio de voto online, na Estação Ambiental Airumã, em Santa Felicidade, Curitiba.

A iniciativa da Apave (Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana) possibilita capturas com máquina fotográfica, celular, GoPro, tablet ou lap top. O objetivo é gerar, com pessoas de todas as idades, diferentes olhares e percepções sobre a Natureza do Brasil.

São quatro categorias, sendo Flora Nativa Árvores, com imagens de plantas, flores, entre outros pertences da flora brasileira; Fauna Silvestre, com animais silvestres em liberdade, pertencentes à fauna brasileira (aves, mamíferos, répteis, insetos, entre outros); Paisagem Áreas Verdes, sendo unidades de conservação, bosques, RPPNs, rios, parques, jardins, entre outros; e Degradação Ambiental Poluição, imagens de riscos ambientais, porém, se denuncismo a terceiros. Cada categoria terá três ganhadores de primeiro a terceiro lugar.


Critérios Técnicos para Envio de Fotografia
Os participantes deverão encaminhar, via mensagem eletrônica, a ficha de inscrição devidamente preenchida e a fotografia. Cada participante poderá enviar apenas “1 (uma) fotografia” – critério da melhor foto. Serão aceitas somente fotografias que ainda não tenham sido enviadas para edições anteriores do Concurso APAVE de Fotografia. A fotografia deverá ser enviada como anexo da mensagem eletrônica de inscrição, no formato de arquivo eletrônico (melhor resolução disponível). Serão consideradas válidas fotografias tiradas por meio de qualquer dispositivo: celular, máquina analógica, máquina digital. As fotografias deverão ser enviadas sem elementos gráficos que atrapalhem a visualização da imagem (legendas, marcas d ́água, nome do fotógrafo, entre outros) para retratosdanatureza2018@gmail.com dentro das condições e prazos estabelecidos nesse regulamento.


Critérios de Julgamento
O 6o. Concurso APAVE de Fotografia manterá a sua forma inovadora e participativa para o julgamento das fotografias. Os próprios participantes do concurso escolherão, via votação eletrônica, as melhores fotografias de cada categoria. Cada participante ganhará o direito de votar em 1 (uma) fotografia de cada categoria (4 votos) e na melhor foto de todo o concurso (1 voto), sendo apenas vedado votar em sua própria fotografia. Para efeitos de votação, as fotografias serão numeradas e identificadas com a logo do concurso. O registro da votação será feito via formulário eletrônico especialmente preparado pela Comissão Organizadora e disponibilizado aos participantes durante o período de votação estabelecido neste regulamento. Possíveis casos de empate nos resultados da votação serão resolvidos pela data/hora de envio da fotografia – ganhará a fotografia com data/hora de envio mais antiga.


Datas Importantes:
06 a 31 de julho: período de validação coletiva do regulamento do concurso – sugestões deverão ser enviadas para retratosdanatureza2018@gmail.com.
1º de agosto: início da divulgação e busca de eventuais patrocinadores/apoiadores;
1º a 31 de outubro: período para envio das fotografias (meia-noite do dia 31/10);
1º a 15 de novembro: período para votação eletrônica (meia-noite do dia 15/11);
23 a 30 de novembro: período de apuração e divulgação dos resultados;
01 de dezembro (manhã): evento de confraternização e de premiação do concurso – RPPNM Airum㠖 Curitiba (PR).


Certificados
Serão oferecidos certificados eletrônicos de participação e de premiação para cada uma das categorias (1o, 2o e 3o lugares), para as 3 fotografias mais curtidas de todo o concurso e para a melhor foto de todo o concurso. Por se tratar de um concurso de natureza cultural, realizado de forma 100% voluntária via redes sociais, sem cobrança de taxas de inscrição e sem fins lucrativos, somente serão oferecidas premiações caso sejam efetivados patrocinadores/apoiadores.


Oferta de Apoios e Premiações
As ofertas de apoios e premiações poderão ser realizadas por pessoas físicas e/ou jurídicas. As premiações serão destinadas para as fotografias vencedoras de cada categoria do concurso (1o, 2o e 3o lugares), para as 3 fotografias mais curtidas de todo o concurso, para a melhor foto de todo o concurso e para sorteio entre os participantes do encontro de confraternização/premiação. Como contrapartida, os apoiadores das premiações terão seus nomes e/ou suas marcas divulgadas em todos os materiais relacionados ao concurso, os quais serão amplamente divulgados nas redes sociais.


Divulgação dos Resultados
A divulgação dos resultados se dará pelos canais de comunicação da APAVE e no grupo do concurso via facebook: https://www.facebook.com/groups/retratosdanaturezabrasileira/. Além dos resultados, a Comissão Organizadora disponibilizará no dia do evento de confraternização/premiação o extrato das votações (votos individuais), como forma de gerar transparência e credibilidade para os resultados da votação.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: