Caixa d’Água de SJP é tombada como Patrimônio Histórico


Obra de 1966 fez parte do 3º Congresso de Engenharia Sanitária no Paraná

Blog Single Ícone é a primeira estrutura moderna com tombamento pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural
O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), por meio da Resolução 04/2018, finalizou o processo de tombamento da Caixa d’Água na Praça Getúlio Vargas, centro de São José dos Pinhais. Trata-se do primeiro tombamento, pelo Compac, de uma estrutura moderna no município. Com a Catedral de São José dos Pinhais, o ícone se propaga como símbolo arquitetônico da cidade na face norte das quadras da Rua XV de Novembro.

A Caixa d’Água foi projetada pelo arquiteto Leo Linzmeyer e construída pela Sanepar em 1966. Com 27,5m de altura e capacidade para 100mᵌ de água, seu formato é triangular com apoio central. Possui uma placa que marca a realização do 3º Congresso de Engenharia Sanitária no Paraná, em 1966. Esse Congresso teve como símbolo o reservatório de São José dos Pinhais, que foi o primeiro reservatório do Brasil construído em concreto protendido.

Em 2011, a Praça Getúlio Vargas passou por um grande processo de revitalização, incluindo a mudança do terminal de ônibus para a Avenida das Américas, o que trouxe a beleza do monumento aos transeuntes e frequentadores da Rua XV. Atualmente, está desativada e é um dos atrativos turísticos mais altos do município.

Agora, o município conta com 15 bens tombados. Alem da Caixa d’Água, outros 14 bens fazem parte do Patrimônio Histórico, como o Mausoléu Killian, Casarão do Museu Municipal, Prédio da Biblioteca Municipal Scharffenberg, Capela Senhor Bom Jesus, Capela Santo Antônio, Capela Nossa Senhora das Graças, Casa Guernieri, Capela Nossa Senhora dos Milagres, Igreja Matriz de São José, Colégio Estadual Silveira da Motta, Livros de Registros, Centro de Vivência Cultural João Senegaglia, Capela Santo Antônio e Memorial Casarão – Paço Municipal. O Compac, hoje, é presidido pelo servidor Paulo Nenevê.

PautaSJP.com e informação da Pref. SJP

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: