SJP tem apresentação gratuita de música clássica amanhã (28)


Quarteto de cordas Menzel estará no Teatro da Música e em outros espaços culturais em julho e agosto

Blog Single Dhiego Lima, Rafael Ferronato, Fabiane Ferronato e Shante Cabral
Neste final de semana (dias 28 e 29 de julho), o quarteto de cordas Menzel apresentará o concerto “Tradição Clássica e Romantismo Brasileiro” em São José dos Pinhais e Araucária, respectivamente. Com entrada franca, a apresentação conta com um repertório baseado na tradição clássica dos quartetos de cordas e no romantismo brasileiro, executado pelos músicos do Quarteto da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O concerto em São José dos Pinhais será realizado no Teatro da Música (28/07, às 19h), e a apresentação em Araucária terá lugar no Teatro da Praça (29/07, às 17h). A iniciativa conta ainda com shows em Curitiba (01/08 e 03/08) e em Piraquara (04/08).

O projeto tem o suporte da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e, além dos espetáculos, envolverá workshops realizados em escolas públicas para promover concertos didáticos para as crianças no segundo semestre.

Fazem parte do quarteto Menzel, Rafael Ferronato (professor de música no Departamento de Artes da UFPR) e Dhiego Lima (spalla da Orquestra Filarmônica da UFPR) nos violinos, Fabiane Nishimori Ferronato (chefe de naipes de violas da Orquestra Filarmônica da UFPR) na viola e Shante Cabral (membro do Quarteto Cello Folia) no violoncelo. O grupo foi formado em 2014 e tem realizado diversos concertos e participações em eventos. Integram o repertório do conjunto algumas obras do compositor austríaco Joseph Haydn e do regente brasileiro Alberto Nepomuceno.

Criação do projeto
A idéia de realizar as apresentações surgiu da vontade do quarteto em tornar a música erudita mais acessível. “Com os concertos formais na região metropolitana, esperamos alcançar um público que não está tão habituado com a música clássica, e em especial com um concerto de um Quarteto de Cordas”, explica Rafael Ferronato. “A proposta de concertos didáticos participativos já vem sendo pesquisada e desenvolvida dentro do curso de música da UFPR e já havia o desejo do grupo em poder levar música para crianças. Mas o diferencial do projeto é que elas participam ativamente dos concertos”, conclui.
O projeto é patrocinado pela Horizons Telecom com base na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Programação completa:
28/07 (sábado), às 19h - Teatro da Música (São José dos Pinhais/PR)
29/07 (domingo), às 17h - Teatro da Praça (Araucária/PR)
Entrada Gratuita

PautaSJP.com e Básica Comunicações

Compartilhe esta notícia no Facebook: