Observatório Social de SJP lança campanha Unidos Contra a Corrupção


Mobilização de entidades gera movimento nacional no período pré-eleitoral

Blog Single Representantes da sociedade civil compareceram no encontro para apoiar a causa
O Observatório Social do Brasil (OSB) possui um núcleo em São José dos Pinhais que atua localmente no acompanhamento e relatórios sobre as contas públicas. Ontem (18), na sede da Associação Empresarial (Aciap), houve o lançamento regional da campanha Unidos Contra a Corrupção, com o objetivo de motivar o voto consciente nas eleições de outubro e gerar informações aos votantes, como das sugestões às alterações na lei eleitoral para torná-la mais efetiva, a extensão aos partidos de deveres de lei de combate à lavagem de dinheiro e a criminalização do caixa dois. Entre as instituições apoiadoras da Unidos Contra a Corrupção, a Transparência Internacional Brasil e a Fundação Getúlio Vargas.

Segundo o conselheiro do OSB, Ney Ribas, que veio na Aciap acompanhado da representante da organização estadual do OSB, Roni Enara Rodrigues, o movimento, apartidário, é uma reação ao descaso com que o Congresso tratou a entrega de milhões e milhões de assinaturas da campanha Dez Medidas Contra a Corrupção.

“As dez medidas foram ampliadas para 70 medidas com maior mobilização das entidades, igrejas e outros setores da sociedade civil organizada. Em poucas semanas, teremos a votação para o Congresso, mais ao executivo estadual e federal, e é importante que os eleitores conheçam o histórico de envolvimento em acusações de mal uso do dinheiro público dos candidatos”, explicou Ney Ribas.

O presidente do Observatório Social são-joseense, Carlos Mülhstedt, ressaltou as ações na cidade. “A cada mês, conquistamos maior participação dos apoiadores que reconhecem a importância das nossas iniciativas. Hoje, temos um colaborador que avalia constantemente as contas do Executivo e Legislativo Municipal e está atualizado com as tecnologias”, disse Carlos Mülhstedt.

Pedro Eckel, que trabalha no observatório local, dá como exemplo um aplicativo voltado à Educação de Ensino Médio que vai quantificar a qualidade da merenda. “O estudante tira uma foto do lanche ou refeição e a fotografia fará parte de um banco de imagens na verificação do que foi licitado pelas empresas de abastecimento”, detalha Pedro Eckel.

O presidente da Aciap, Claudemir Gibrim, lembrou que a iniciativa privada precisa se envolver mais. “Há alguns anos, quando as dez medidas foram apresentadas, enviamos uma lista de adesão para as empresas e o número de assinaturas em São José dos Pinhais foi muito pequeno perto de municípios menores que alcançaram milhares de adesões”, recorda Claudemir Gibrim.

Informações sobre o Observatório Social de São José dos Pinhais na Associação Empresarial (Aciap) 41-3525-0801, Rua Joaquim Nabuco, 1869 – Centro. Sobre a campanha no endereço http://unidoscontraacorrupcao.org.br.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: