A sacralidade da Páscoa é tema de exposição no Shopping São José


Mostra cultural Via Sacra São José inicia hoje com participação de 14 artistas locais e as 14 estações no Piso L2

Blog Single Convite traz um trabalho de Claudio Pastro, artista paulistano falecido em 2016
A representação religiosa é um dos principais temas da arte antiga e moderna. Gênios como Da Vinci não teriam criado a Santa Ceia sem o subsídio de instituições como a Igreja Católica. Da mesma forma que o nascimento de Cristo é lembrado em meio ao Papai Noel, a referência a sua crucificação na Páscoa está inserida no período de compras de ovos de chocolates e coelhinhos. A Exposição Via Sacra São José, aberta hoje (16), no Shopping São José, reúne artistas locais em trabalhos que valorizam o que é considerado pelos fiéis como a história em quadros mais famosa do mundo.

“É inusitado um shopping enaltecer o contexto religioso da Páscoa e não apenas o lado comercial como ovos de chocolate ou coelhos. Ficamos muito felizes do convite a autores com estilos tão diferentes para retratar uma das estações da Via Sacra”, comenta Katia Velo.

As telas foram fornecidas pelo Shopping São José, portanto, as medidas são iguais para todos os artistas (50×60 sentido vertical). “Não sou católica praticante, mas as imagens sacras sempre tiveram influência em minha vida por fazer parte de uma família religiosa. Ao entrar nas igrejas tradicionais católicas, as quatorze imagens simbolizadas por esculturas ou pinturas sempre me encantaram”, lembra Katia Velo, que realizou a pintura XIII Estação quando Jesus é descido da Cruz.

“Refleti muito sobre a morte e como a oficialização deste momento é um dos mais traumáticos na vida de uma pessoa. No entanto, nesta passagem sinto um conforto e calma, uma vez que Jesus cumpre a sua missão. O resultado do meu trabalho pode ser visto no uso das cores puras e primárias e o uso exagerado de arabescos e dourado ao estilo barroco.”

Informações: https://shoppingsaojose.com.br/

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: